Harvard University


No segundo dia em que fiquei em Boston, tratei de descobrir como chegar ao lugar que eu mais queria visitar por lá: a mundialmente famosa Universidade de Harvard. O campus está situado na cidade de Cambridge, que fica ao norte do Charles River. 

Bem, esse também poderia ter sido um passeio para um dia inteiro (se eu tivesse um dia inteiro para dedicar a um só lugar em Boston), o campus é imenso, há museus, restaurantes, lojas, livrarias, enfim, uma grande variedade de coisas pra ver.

Como eu havia comprado o ingresso para o Trolley Tour, peguei um dos trolleys e desci do outro lado do rio, exatamente na estação de metrô Kendall. De lá, tomei o metrô e precisei andar apenas duas estações para chegar à Harvard T Station. Ao subir à superfície você já está no meio da Universidade. De cara avistei a Harvard Square e a estátua acima, de John Harvard. A estátua é famosa pela crença de que se deve tocar o pé esquerdo de John para que se vá bem nas provas. Adivinhem: tinha fila de japinhas pra dar uma encostadinha no pé do homem.

Porém essa estátua também é conhecida como "the statue of three lies" (estátua das três mentiras), pois o homem lá sentado na cadeira na verdade não é John Harvard, nem está correta a inscrição que atribui a ele a fundação da Harvard College, pois ele teria sido apenas o primeiro grande benfeitor da universidade, e, por fim, a inscrição também erra a data da fundação de Harvard, que teria sido em 1636, e não 1638, como lá está registrado.

A caminhada pelo campus é um passeio muito agradável, os prédios têm uma arquitetura incrível e são extremamente bem conservados.


Obviamente, não pude deixar de conhecer a Faculdade de Direito, uma das melhores e mais prestigiadas do mundo. E descobri que é muito maior do que eu pensava, são vários prédios destinados à Harvard Law School e não apenas um como eu imaginava.


Eu sempre fui uma admiradora de toda a idéia americana de ir para a universidade. É um ritual muito importante, os filhos saem da casa dos pais, vão muitas vezes para outra cidade, moram na faculdade e é quase como uma imersão; naqueles anos eles vivem de verdade o ambiente acadêmico. Acho isso muito legal e estou certa de que o aproveitamento do curso é muito maior, pois a dedicação à vida na universidade é total e exclusiva. Depois de visitar Harvard eu passei a achar mais legal ainda, deve ser uma experiência realmente única, morar naqueles prédios cheios de história, vivendo imerso nesse ambiente de estudos, deve ser o máximo.

Já que moro no Brasil e não tive a oportunidade de cursar uma faculdade por lá, pelo menos aproveitei bem a visita e pude ter um pequeno gostinho do que é ser um estudande de Harvard. :)

3 comentários:

  1. Mais um excelente post !!!!

    ResponderExcluir
  2. como eu faço pra ganhar uma bolsa de estudo de harvard?é um grande sonho estudar lá.queria um contato com alguem de la,o reitor,professor,alunos,,qualquer pessoa que possa me informar melhor.
    fabi_karol_2007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Fabi, te mandei um email respondendo, ok? Não sei se chegou certinho, pois estava nos EUA quando vi seu comentário e lá tive algumas dificuldades com o computador, mas qualquer coisa comenta aí de novo. ;)

    ResponderExcluir